quinta-feira, 26 de junho de 2014

Salmão com Aspargos, Brócolis e Cogumelos no Papelote ao Forno

      Este prato é um daqueles curingas que é ótimo ter debaixo da manga!
      Fácil, rápido, super saudável e ainda por cima causa uma ótima impressão, seja pra agradar o marido, namorado, amigos ou a sogra rsrsrsr!

      Tem várias coisas que eu gosto neste prato, e aí vão elas:

1º) Ele é rápido! O tempo de cozimento é de apenas 20 min! E o de preparo não leva nem 10 min. Você pode montar o prato rapidinho quando chegar do trabalho, colocar no forno e ir tomar banho! Pronto, saiu do banho e está pronto (foi o que eu fiz hoje)!

2º) Ele é fácil! Basta picar os vegetais, colocar junto com o salmão num envelope de alumínio e levar ao forno! Voilá! Você pode incrementar este prato como quiser, eu não tenho uma receita fixa, sempre uso os vegetais que tenho na geladeira... por acaso hoje estava fazendo compras e pensei no prato no mercado, então já comprei os aspargos e os cogumelos paris (não é todo dia que eles estão na geladeira, não é?!). Mas ele fica ótimo também com cenoura cortada em palitos (assa mais rápido), shimeji, vagem... etc.
Você também pode trocar o salmão por outro peixe de sua escolha, como filé de Saint Peter (um tipo de tilápia sem espinhos), pescada, etc... Lembre que quanto mais fina a posta do peixe, mais rápido ele assa, então diminua o tempo de cozimento no forno. Enfim, use sua imaginação!

3º) Ele não faz sujeira na cozinha! Um dos principais aspectos dele pra mim, já que como eu, a maioria das pessoas hoje não tem alguém para ajudar o tempo todo e, se você sujou... você lavou!

4º) Ele é super hiper mega saudável! Cheio de proteína boas do salmão, baixíssimo em calorias e não tem carboidrato, o que o torno ótimo para quem está querendo emagrecer ou diminuir a ingesta destes alimentos à noite. Caso você queira um carboidrato, recomendo cozinhar um pouco de batata doce ou batata baroa (mandioquinha) à parte apenas na água e sal, já que elas têm carboidratos complexos com baixo índice glicêmico (resumindo na prática, engorda menos e faz bem para você.)

5º) Ele é lindoooo e delicioso!!! Afinal, temos que comer com os olhos também não é!

Vamos à receita:





INGREDIENTES

- 500gr de salmão fresco (eu uso 250gr por pessoa)
- 8 cogumelos paris fatiados 
- 1/2 de uma cabeça de brócolis 
- 6 unidades de aspargos frescos
- 1 cebola cortada em fatias finas
- 1 colher de sopa de shoyo light (tem menos sódio)
- 100ml de vinho branco seco
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa de manteiga (é opcional, eu gosto de colocar um pouco em cima dos legumes) 
- sal e pimenta do reino moída na hora a gosto 
(tem gente que não gosta de pimenta no peixe, como meu marido, então é só não colocar.... mas eu sou simplesmente viciada nela... então ponho em tudo rsrsr)


PREPARO

1. Antes de mais nada, pré-aqueça o forno a 200ºC.

2. Forre uma assadeira média com duas folhas de papel alumínio (deixe-as longas, para poder fazer o envelope, uma na vertical e outra na horizontal). 

3. Coloque as cebolas no fundo do papel alumínio e sobre elas as postas de salmão (isto evita que ele queime e grude no papel alumínio). Distribua os outros vegetais ao redor do salmão. Regue-os com o vinho branco, o azeite e o shoyo (despeje o shoyo principalmente em cima do salmão). 



4. Feche o papel alumínio como um envelope  e coloque no forno por 15 min.


5. Depois disso, abra o papel alumínio e deixe corar por mais 5 min. Está pronto!!! 











Nenhum comentário: