sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bolo de Chocolate da Tere - Com opção Diet

O bolo de hoje é o meu bolo da infância... com gostinho de saudade!!!

Este bolo leva o nome da Tere, que faz este bolo desde que me entendo por gente! Ela é a pessoa que cuidou de mim e do meu irmão desde os meus 4 anos e até hoje está lá firme e forte junto com a minha mãe!

Ele é um bolo de chocolate meio-amargo, pouco doce, com um sabor delicioso de chocolate e não de açúcar como a maioria dos bolos. Não é nada enjoativo!

A última vez que o fiz, troquei o açúcar por adoçante para forno e fogão a base de sucralose (não entendo muito de adoçantes, mas pelo que minha nutricionista disse este é feito a base de cana de açúcar e tem o sabor mais agradável entre todos). Testei ele em algumas cobaias (rsrsrs) lá no meu trabalho e eles gostaram, falaram que não tinha gosto de adoçante!

Então fica a opção, se você é diabético, tá aí um bolo diet pra ninguém botar defeito! Só cuidado com o tamanho das porções, porque apesar de não ter açúcar, ele leva farinha de trigo e gordura.... então lembrem-se, ele é diet, mas não light!!!

Bom apetite!!!


INGREDIENTES

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar (eu usei aquele do padre)
- 1 e 1/2 xícara de açúcar OU 1 e 1/2 xícara de adoçante tipo sucralose para forno e fogão
- 1/2 xícara de manteiga sem sal amolecida ou óleo
- 1/2 xícara de leite desnatado
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 col. chá de bicarbonato de sódio
- 2 col. chá de fermento para bolo 
- 4 ovos

- OPÇÃO GORDA: mais 1/2 xícara de gotas ou pedaços picados de chocolate amargo 70%
Esta opção é para aquele dia em que a TPM tá demais ou a vontade de comer um bolo de chocolate muito bom e você não está nem aí para as calorias... 


PREPARO

1. Adicione em uma tigela todos os ingredientes secos (exceto as gotas de chocolate) e misture. Faça uma covinha no centro e acrescente os ovos,a essência de baunilha e um pouco do leite. 
2. Bata os ingredientes em uma batedeira e vá acrescentando o leite aos poucos até ficar homogêneo e cremoso. As vezes você não vai precisar usar todo o leite. 
3. Por fim, se estiver no clima de gordices, acrescente as gotas de chocolate 70%
4. Despeje a massa em uma forma redonda de fundo removível, untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 40 minutos (depende do forno). 






Nenhum comentário: