quarta-feira, 18 de junho de 2014

Costelinha em crosta de Castanha do Pará com Geléia de Pimenta !!!

O posto de hoje é sobre um almoço que fiz no final de semana para um casal de amigos: Costelinha em crosta de Castanha do Pará com Geléia de Pimenta!!!
A receita original é da Rita Lobo, e era feita com crosta de castanha de caju e geléia de laranja... para modificar, resolvi marinar a carne no suco de laranja e limão, usar uma geléia de pimenta que é meio docinha e apimentada e fazer a crosta de castanha do pará!
O resultado ficou uma delícia!!! Carne desmanchando, e por incrível que pareça, fácil de fazer... assim ó... pá pum! Prato super prático para receber amigos, pois enquanto ele assa você pode recebê-los e não ficar esquentando a barriga no fogão rsrsrs!!!
Vamos lá:




INGREDIENTES

- 1,6 kg de costelinha suína (calcule 400gr por pessoa)
- 2 cebolas fatiada em meia-lua
- 2 cebolas fatiadas em quatro
- 2 dentes de alho
- ramos de alecrim
- 1 taça de vinho branco
- suco de 1 limão e 2 laranjas
- sal e pimenta do reino a gosto
- 3 maçãs cortadas em quatro (eu usei a verde)
- 1 vidro de geléia de pimenta
- 10 unidades de castanha do pará trituradas


PREPARO

1. Em um pilão, triture o alho com o alecrim, o sal e a pimenta e passe esta pasta em cima da carne. Coloque-a em uma travessa e distribua a cebola fatiada em meia lua, regando com o suco de limão e laranja. Por fim coloque mais alguns raminhos de alecrim e cubra com filme plastica. Deixe marinar por 2 horas (no mínimo 40 min) . 
2. Retire a carne da marinada e distribua as cebolas no fundo da travessa. Coloque a carne por cima das cebolas. Com uma colher distribua a geléia de pimenta por toda a carne e cubra com a farofa de castanha. 3. Coloque a travessa no forno pré-aquecido a 230ºC (fogo alto) por aprox. 20 a 30 min para criar uma crosta e a geléia grudar na carne. 
4. Retire a travessa do forno, distribua as maçãs, as cebolas e o alho pela travessa. Despeje a taça de vinho branco pelas laterais tomando cuidado para não passar por cima da carne e não retirar a crosta de geléia. Cubra com papel alumínio e retorne a carne ao forno, agora a 160ºC (fogo baixo) por mais 1h30 a 2hs. No final, retire o papel alumínio e se achar necessário ou tiver muita água na travessa aumente o fogo e deixe corar mais uns 20 minutos. 

Eu servi esta receita com arroz branco, batatas ao murro e farofa de passas, acompanhado de um vinho branco Sauvignon Blanc (mas o maridão preferiu cerveja rsrssr)!! Bom apetite!!!







Um comentário:

Anônimo disse...

Hummmm.
Essa receita de agua na boca.
mamis