terça-feira, 17 de junho de 2014

Charutinho de Folha de Uva

Eis a última parte do almoço árabe!!! Charutinho de Folha de Uva!!!
Ele é o que dá um pouco mais de trabalho, e acho que o mais difícil é encontrar as folhas de uva... aqui em São Paulo tem um Empório Árabe maravilhoso chamado Maxifour, que fica em Moema. Lá  você encontra tudo o que vai precisar.





INGREDIENTES

- 1kg de carne moída
- 1 e 1/2 xícara de arroz
- Hortelã a gosto
- Folhas de parreira
- Suco de 1/2 limão
- 1 colher de sopa de manteiga (se a carne for muito magra)
- Sal e Pimenta síria a gosto


Esta receita rende aproximadamente uns 60 charutinhos! Mas calma, aproveite para fazer bastante e congelá-los em porções menores! Assim você pode tê-los sempre que quiser!


PREPARO

1. Misture o arroz cru com a carne moída, a manteiga (se necessário), a hortelã picada, o sal e a pimenta.
2. Abra cada folha de uva e corte o cabo. Agora vou ensinar um truque que aprendi com uma colega que é libanesa, e me disse que meus charutinhos estavam muito grandes e eu não tinha enrolado direito rsrsrsrsr.... (afinal, foi a primeira vez que eu fiz né gente!!!). 
   Segundo ela, o charutinho não pode ter uma espessura maior que um dedo! Coloque o recheio na parte superior da folha de uva, dobre as duas pontas superiores na diagonal, a parte superior para baixo na vertical e então as laterais na horizontal fazendo um envelope... termine de enrolar até o final (eu fiz quaase assim, só não dobrei na diagonal as pontas, apenas tinha fechado a parte superior e as laterais....). Ela diz que deste jeito o charutinho não se desfaz depois de cozido! Já vou testar na próxima vez!
3. Coloque algumas folhas de uva feias que você não usou no fundo de uma panela. Acomode os charutinhos nas bordas da panela formando um círculo e deixando um buraco no meio. Faça quantas camadas quiser ou couber na panela. Aperte bem os charutinhos para não deixar espaço entre eles. 
4. Complete a panela com água quente até cobrir os charutinhos, tempere com uma pitada de sal, o suco de limão e uma colher de sopa de manteiga. 
5. Coloque um prato pequeno sobre os charutinhos para fazer um peso e evitar que os charutinhos se abram. Cozinhe por aprox. 20 minutos... se a água secar neste meio tempo adicione um pouco mais. 

Pronto! Sirva com o arroz de lentilha e coalhada fresca! É impossível comer um só rsrsrs!!!







3 comentários:

Maysa disse...

Delíciosos e impossível de comer um só!!!

Anônimo disse...

querida .. estou adorando as suas receitas.. algumas eu ja conheço..

iris muller kruger disse...

não é anonimo não .. errei rrrrsssss.