quarta-feira, 9 de julho de 2014

Pizza Integral - Marguerita com Queijo Minas e Cogumelos com Peito de Peru

Hoje é noite de pizza baby!!!
Meu marido simplesmente não gosta de pedir pizza em casa... e com razão, ela nunca chega igual a da pizzaria!!! Geralmente chega com a massa mole, o queijo duro.... enfim, nada saborosa.
Então... resolvi surpreendê-lo e fazer a pizza em casa! Foi um sucesso!
Para deixá-la mais saudável, fiz a massa integral e troquei o queijo mussarela pelo queijo minas ralado. O resultado ficou ótimo!
Pode até dar um pouco mais de trabalho, mas acho que nada paga você saber exatamente o que vai na sua comida, e poder fazê-la com os ingredientes mais frescos e saudáveis possíveis! Tente, realmente não é um bicho de sete cabeças!!!




INGREDIENTES

Para a massa:
- 1 xícara de farinha de trigo integral orgânica
- 1 xícara de farinha de trigo branca orgânica
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 xícara de chá de água morna 
- 5gr (1/2 pacotinho) de fermento seco instantâneo 

Para o molho de tomate: 
- 1/2 cebola picada fininha
- 1 lata de tomate pelado 
- 1 colher de chá de açúcar
- sal e pimenta do reino a gosto
- manjericão a gosto

Para a cobertura Marguerita: 
- 1/4 de queijo minas ralado
- tomate cereja
- manjericão 

Para a cobertura de Cogumelos e Peito de Peru: 
- 1/4 de queijo minas ralado
- 15 cogumelos paris fatiados e salteados, já temperados com sal e pimenta do reino
- 4 fatias de peito de peru cortados em fatias finas 

PREPARO

1. Comece fazendo a massa: 
- Em uma superfície limpa, junte a farinha de trigo, o fermento biológico o açúcar e o sal. Tome cuidado para deixar o sal separado do fermento biológico (um em cada canto da farinha), pois o sal em contato direto com o fermento inibe seu crescimento. Eu normalmente deixo o sal na periferia e coloco o fermento no centro, fazendo um buraquinho e misturando com a farinha. Despeje a água morna neste buraco e vá juntando a farinha para o centro aos poucos. Por fim adicione o azeite. 
- Trabalhe a massa até ficar homogênea, lisa e elástica (normalmente leva de 5 a 10 minutos). 
- Coloque a massa em uma tigela untada com azeite e cubra com um pano ou filme plástico e deixe descansar em um lugar aquecido por 40min a 1 hora (ou até dobrar de tamanho). Em dias quentes não me preocupo e deixo a massa no ar ambiente, mas se estiver frio, eu aqueço o forno por uns 10 minutos, desligo e deixo a massa dentro dele com a porta aberta (lembre, você só quer um lugar um pouco aquecido, não quer assar a massa!)
2. No período em que a massa descansa, prepare o molho e os ingredientes da cobertura: rale o queijo, pique os tomates e o peito de peru e prepare os cogumelos. 
- Como eu faço os cogumelos: primeiro eu os lavo muuuuuito bem, pois eles vêm sujos com bastante terra na embalagem. Eu os limpo com uma escovinha própria para lavar legumes. Depois, retire os cabos e fatie os cogumelos. Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e uma colher de chá de manteiga (confie em mim, faz muuuuita diferença no sabor!). Salteie os cogumelos até eles começarem a soltar água (soltam muuita água), tempere com sal e pimenta do reino a gosto e deixe-os na frigideira até a água secar. Reserve. 
- Molho: saltei a cebola no azeite até ficar transparente, acrescente os tomates pelados picados e o manjericão. Adicione o açúcar e tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe apurar pelo menos uns 15 a 20 minutos em fogo baixo. 
3. De volta à massa: coloque-a em uma superfície enfarinhada. Com a ponta dos dedos, vá dando uma "amassada" na massa para retirar um pouco o ar. Com um rolo de macarrão, abra a massa até ficar na espessura de uns 3 a 4 mm (eu gosto da massa fina) ou na espessura que você gostar. Eu deixo ela uns 2 cm maior que a forma de pizza para poder fazer a crosta. Neste momento aqueça o forno na temperatura máxima. 
4. Com a ajuda do rolo, coloque a massa na forma. Distribua o molho com a ajuda de uma colher e comece a montar as coberturas. Com os dedos, enrole a sobra da massa de volta para dentro da forma para formar a crosta. 
5. Leve ao forno pré-aquecido, na temperatura máxima, por 10 a 15 minutos (depende de cada forno). No meu, coloquei na grade mais baixa, para ficar o mais próximo do fogo possível. 

Aqui está o resultado! Até que ficou bonita não acham!? E posso afirmar, ficou uma delíiiiiiicia!!! Enjoy!







Nenhum comentário: