segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Granola Caseira com Mel, Castanhas e Passas

Há algum tempo estou procurando alguma granola que tenha menos açúcar que as vendidas nos supermercados... mas é muito difícil. Mesmo aquelas denominadas "light", contém muuuito açúcar, basta olhar no fundo do saquinho! E as "diet" contém adoçantes artificias, na maioria das vezes aspartame (fujo dele...) e são extemamente doces!

Então, este fim de semana, tomei a decisão de fazer uma granola caseira, do meu jeito... Garimpei várias receitas, misturei-as, troquei ingredientes... e no final não é que funcionou!?

A granola caseira que fiz ficou suuuper crocante, nada doce, mas muito saborosa... e sem um pingo de açúcar!!!

Recomendo a todos tentarem! Não se preocupe se a sua primeira fornada queimar.... (a minha queimou...) mas na segunda já peguei o jeito e deu super certo! Aqui compartilho as dicas para que todos possam ter em casa sua granola caseira, natural, saudável e super deliciosa!

Bom, vamos lá... a base da granola inclui:
- 2 ou + cereais, sendo um a aveia integral (prensada). O outro fica a seu critério: eu usei cornflakes orgânicos sem açúcar da marca Mãe Terra, e recomendo. Mas você pode usar quinoa, amaranto, cevada... etc
- 1 semente: usei linhaça, mas pode ser chia
- 2 ou + castanhas: usei amêndoas em lascas e castanha do pará, mas pode ser nozes, macadâmias...
- 2 ou + frutas secas: usei passas e damasco seco, mas deve ficar uma delícia com banana seca, côco ralado fresco... hummm
- mel, agave ou xarope de bordo para dar liga e deixar docinho (pouco doce)
- óleo de côco ou óleo vegetal (canola, girassol), para deixar crocante (usei o de côco)
- 1 pitada de sal.... faz a diferença viu!

Então, agora que você já sabe o que tem dentro da granola, mude os ingredientes, acrescente outros grãos, outras frutas secas, deixe ela do seu jeito!





INGREDIENTES


  •  4 xícaras (chá) de aveia integral  OU 3 xícaras de aveia e 1 xícara de amaranto ou  cornflakes natural (sem açúcar)
  •  1  xícara de amêndoas laminadas 
  •  ½ xícara de castanha do Pará picadas (mais ou menos 10 castanhas picadas)
  •  1/2 xícara (chá) de semente de linhaça
  •  1 colher (chá) de canela em pó
  •  1/2 colher de chá de gengibre em pó
  •  1/4 xícara (chá) de óleo de coco
  •  1/2 xícara de mel de abelhas ou maple syrup (se você gosta da granola mais doce, coloque 1 xícara... esta medida deixa ela levemente adocicada).
  •  1/4 colher de chá de sal
  •  1 /2 xícara (chá) de damasco seco picado
  •  1  xícara (chá) de uva passa

PREPARO

    1. Em uma tigela grande, misture os grãos, as castanhas e as sementes. Adicione o sal, a canela e o gengibre em pó e mexa bem para pegar em todos os grãos. 
2. Acrescente o mel e o óleo de côco e mexa bem até incorporar todos os ingredientes. Eu misturo com as mãos mesmo (bem lavadas claro) pois acho mais fácil de deixar todos os grãos cobertos pelo mel, mas você pode usar uma colher de pau ou espátula.
3. Pré-aqueça o forno a 160º. Se não tiver esta temperatura, deixe na mínima (180) e fique de olho, o tempo para assar será menor. 
      4. Espalhe a mistura em duas assadeiras (se for uma assadeira grande deve caber em uma só), desde que fique bem nivelado e com no máximo 1,5cm de altura. Quanto mais fina a mistura ficar na forma, mais rápido vai assar e menor a chance de você queimar o fundo enquanto a parte de cima ainda está crua. 
     5. Asse por 15 minutos, então mexa a mistura com um garfo para separar os grãos.  Neste ponto, o cheiro vai estar divinoooo!  Você vai saber o ponto assim que a mistura dourar, o que leva mais ou menos outros 10 a 15 minutos... mas depende do seu forno, então... fique de olho!!!
       Atenção: a granola não vai ficar crocante no forno, ainda vai estar úmida ok! O ponto é a cor, dourada, sem queimar! Então, dourou, tire do forno! Olhe a foto abaixo: 






     6. Retire do forno e deixe esfriar, mexendo com um garfo de vez em quando. Após esfriar, adicione as frutas secas (não coloque antes no forno, senão elas vão secar). 
     Pronto!!! Agora é só aproveitar!!! Essa granola é maravilhosa, estou comendo ela até pura, como salgadinho sabe! Dá pra levar pro trabalho num saquinho e tudo!!! 

      Esta quantidade de granola rende aproximadamente 500gr ou metade deste pote! 



    Aqui vai uma sugestão, granola com coalhada fresca (a receita tá no blog), com chia e banana! Yummm isso sim que é lanche da tarde saudável!!!


     




Nenhum comentário: