E para inaugurar o meu blog, a receita do meu pão integral!!!
Comecei a fazer pão em casa há mais ou menos uns 6 meses, quando comecei a fazer reeducação alimentar... Tudo começou com uma conversa entre eu e meu marido (então noivo) sobre a quantidade de conservantes e aditivos que comemos nos alimentos hoje em dia...
Por exemplo, como pode um pão de saquinho durar mais de 20 dias sem mofar?! A mesma coisa com o leite... como pode um leite durar 6 meses e não estragar?! A resposta virou uma piada interna.... "só pode ter formol"!!!
Brincadeiras a parte, realmente resolvemos mudar nossa alimentação e tentar comer o mínimo de produtos industrializados, cortamos refrigerante, leite de caixinha (agora só o fresco, que tem validade de 3 dias), molhos prontos, sopas prontas... agora é tudo fresco e feito na hora!!! Inclusive o pão!!!
Vamos ao pão!!! Não foi tão fácil chegar na receita de hoje... comprei livros, garimpei receitas até encontrar esta que foi a que mais deu certo até agora... Ela foi retirada do site da Bela Gil, que é conhecida por comida natural, e é uma base de pão integral. Aí dei a minha incrementada e por fim temos duas receitas: uma de pão integral com aveia, linhaça e castanha; e outra de pão doce, com aveia, canela, passas e amêndoas!!! Uma delícia!!!
Espero que vocês gostem!!!
O da esquerda é o pão de aveia e linhaça, e o da direita o pão doce de aveia, canela e passas!
A receita base dá para fazer duas formas pequenas ou uma forma grande.
RECEITA BASE
- 4 xícaras de farinha de trigo integral
- 3 colheres de chá de fermento biológico instantâneo
- 2 xícaras de água morna
- 1/3 xícara de chá de óleo (usei o de girassol)
- 1 xícara de aveia em flocos grossos
- 2 xícaras de farinha de trigo branca orgânica (ou o suficiente para dar o ponto na hora de sovar)
PARA O PÃO SALGADO:
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 xícara de linhaça marrom
- 1/2 xícara de castanha do pará picada (dá para picar com faca ou bater no pilão)
PARA O PÃO DOCE:
- uma pitada de sal
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 3 colheres de chá de canela em pó
- 1/2 xícara de uvas passas
- 1/2 xícara de amêndoas doces
1. Coloque em uma tigela o trigo integral e o fermento biológico, misture e adicione a água morna. Mexa com uma colher de pau até integrar e cubra com um pano. Deixe descansar por 10 a 20 minutos.
2. Adicione os outros ingredientes: óleo, sal, aveia, linhaça, amêndoas ou castanhas, canela, açúcar etc... dependendo de qual pão você irá fazer. Misture com as mãos até incorporar.
3. Adicione a farinha de trigo branca, 1/2 xícara de cada vez, sentindo o ponto da massa até começar a desgrudar da tigela. Passe para uma bancada enfarinhada e trabalhe (sove) a massa por no mínimo 10 minutos.
4. Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada grande ou duas pequenas. Deixe crescer em um local aquecido por uma hora (eu costumo aquecer o forno levemente, desligar e deixar as formas lá dentro com a porta aberta... funciona!).
5. Asse em forno a 180 - 200ºC por 30 a 40 minutos (dependendo do forno).
Espero que vocês gostem!!! O maridinho aprovou rsrsr!!!
5 comentários:
Amor, parabéns pela sua iniciativa. Espero que você faça muito sucesso com seu blog. Tenho muito orgulho de você e adoro ser sua "cobaia". Te amo. Marcus Vinícius.
Agora sim...
Vou fazer a receita depois posto fotos
Ah Parabéns pela iniciativa! !
Parabéns amada, será que vc vai conseguir fazer tua mãe ir para a cozinha tentar fazer os teus quitutes?
Ma, to adorando seu blog... será q vou conseguir fazer alguma de suas receitas?! Vc conhece meus dotes culinários!! Kkkkk ... Bjs Maria Augusta
Adorei! Quero fazer todas.
Obrigada por compartilhar conosco.
Bjs Lane Campos
Postar um comentário