Bom, eu não sou uma expert em tapiocas, apenas gosto tanto e faço tantas vezes (tipo todo dia no café) que achei o meu jeito de fazer dar certo... isso não quer dizer que é o único jeito.
Pessoalmente, eu acho que o mais importante é a qualidade da goma de tapioca... e você só vai saber se ela é boa comprando marcas diferentes e experimentando... não tem jeito, é assim mesmo rsrsrsrs
Além disso tem algumas dicas que são importantes para a tapioca dar certo, e vou dar elas no passo-a-passo abaixo!
Agora, paciência e determinação, com certeza sua tapioca vai quebrar no inicio, como a minha quebrava... com a prática vai dar certo!
PASSO-A-PASSO
1º PASSO:
Peneirar a fécula de tapioca! Isso mesmo, ela vem meio embolotada na embalagem... e se você fizer a tapioca com a goma desse jeito ela vai quebrar com certeza.
Então, peneire o saco todo e guarde em um recipiente com fecho hermético.
Após aberta, a fécula deve ser guardada na geladeira ok!
2º PASSO:
Aqueça a frigideira em fogo alto. Não precisa de óleo, gordura ou manteiga. Se sua frigideira for boa, ela não vai grudar!
Quando estiver bem quente, coloque 3 colheres de sopa da goma e com as costas da colher, vá espalhando aos poucos e devagarzinho até as bordas.
Vá nivelando até ela ficar com a mesma espessura por toda a frigideira. Depois de nivelar, abaixe o fogo, senão ela vai queimar.
DICA : Compre uma frigideira de qualidade, de preferência com os bordos baixos, própria para fazer tapioca. Deve ser antiaderente e quanto mais grossa ela for melhor (as muito finas queimam a tapioca rapidinho).
3º PASSO:
Agora é que são elas! Virar a tapioca! Você sabe que chegou no ponto em que dá para virar sem quebrar quando você mexer um pouco a frigideira para frente e para trás e a tapioca se soltar sozinha dela.Aqui vai a dica de ouro: tire a frigideira do fogo, leve-a para cima da pia (senão seu fogão vai ficar branco de tapioca) e faça movimentos para frente e para trás, cada vez mais vigorosos, até conseguir dar um impulso e virar a tapioca como uma panqueca. Caso não consiga, não se desespere, sempre dá pra virar com uma espátula.
Viu a diferença da foto anterior, como a superfície está lisa? Vai ficar assim dos dois lados!
4º PASSO:
Volte a tapioca para o fogo baixo, e comece a adicionar os seus recheios. Eu fiz uma de peito de peru e queijo minas. O queijo derrete mais rápido se você cortar ele em pedaços bem finos, ao invés de colocar uma fatia grossa. Também fica ótimo (e mais light) com queijo cottage.
5º PASSO:
Feche a tapioca ao meio e pressione com uma espatula para grudar bem. Espere aproximadamente 1 minuto de cada lado, apenas para derreter o queijo (a goma já está cozida). Caso goste dela mais crocante e douradinha é só deixar mais tempo na frigideira!
Pronto!!! Eis uma tapioca perfeita, fininha e inteira!!! Bom apetite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário